Por ocasião do “Dia Mundial da Luta contra a Sida “Dezembro Vermelho”, a Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, endereçou uma mensagem, cuja íntegra se segue abaixo.
Mensagem por ocasião do Dia Mundial da Luta contra a Sida “Dezembro Vermelho”
“Assinala-se, neste último mês do ano, o “Dezembro Vermelho”, efeméride que inicia a 1º de Dezembro, cujo propósito último é Prevenir e Salvar, levando a cabo uma intensa campanha de sensibilização para o tratamento precoce do HIV-SIDA e das demais doenças sexualmente transmissíveis.
Foi com este espirito que a 27 de Outubro de 1988, a Assembleia Geral da ONU e a OMS instituíram a 1 de Dezembro, o Dia Mundial de Luta contra o HIV-SIDA. Esta ocasião consubstancia-se numa soberana oportunidade de reforçarmos o trabalho de sensibilização para uma mudança de comportamento no sentido da prevenção, incentivando a realização de exames de rotina para o diagnóstico da doença. Dados do Instituto Nacional de Luta Contra a SIDA indicam que existem em Angola cerca 350 mil pessoas com HIV, das quais só 58% conhecem o seu estado serológico.
Volvidos 35 anos da institucionalização desta importante data, reputamos de oportuno dirigir à população angolana, no geral, e a todos os funcionários dos Órgãos de Apoio ao Vice-Presidente da República, em especial, esta singela mensagem, para encorajar e lembrar que é preciso manter o foco, antes de tudo, na prevenção, não descurar da informação sobre a doença, não negligenciar o seu tratamento e lutar contra o recente fenómeno da contaminação dolosa do vírus que provoca a SIDA.
É importante, a par disso, centrarmo-nos nos esforços tendentes a acabar com o HIV-SIDA até 2030, no quadro do compromisso assumido pela Declaração de Paris. Contudo, é necessário resolver o grave problema do estigma e do preconceito que envolve o portador do HIV e chamar a atenção para a assistência e a protecção dos direitos humanos das pessoas que vivem com a doença, garantindo a elas tratamento condigno, amor e afecto. Neste “Dezembro Vermelho”, mais do que apostarmos na promoção de eventos, o meu apelo vai no sentido de incentivarmos o respeito pelos valores do casamento, o respeito aos votos assumidos e aposta na educação sexual.
Bem-haja!”
Luanda, aos 01 de Dezembro de 2023.-
A VICE-PRESIDENTE DA REPÚBLICA
ESPERANÇA MARIA EDUARDO FRANCISCO DA COSTA